Encontro Provincial da Pastoral Escolar Vicentina 2017

Conforme cronograma da Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), aconteceu entre os dias 17 e 18 de agosto o Encontro Provincial da Pastoral Escolar Vicentina (EPPEV). Tendo como interlocutores/as imediatos/as os/as pastoralistas ou responsáveis diretos pela ação pastoral nas Instituições Educativas, o encontro foi organizado pela Equipe Provincial da PEV e teve como objetivo aprimorar a formação teológico-pastoral, pedagógica e vicentina a fim de qualificar a presença e atuação da PEV nas instâncias locais, em cooperação ativa com a comunidade educativa e os diferentes setores do ambiente escolar. Como nos anos anteriores, observou-se com satisfação o crescimento de pastoralistas leigos/as, o que representa também uma das metas estabelecidas pelo planejamento provincial.

A metodologia do encontro foi estruturada a partir dos três eixos que orientam a ação evangelizadora na Educação Vicentina - místico-celebrativo, informativo-integrativo e pastoral-solidário - conjugando momentos fortes de oração, reflexão, partilha e avaliação da caminhada provincial. Entre os assuntos desenvolvidos, deu-se ênfase à temática do projeto pedagógico-pastoral 2018 intitulado "Conectando Relações", o qual está em sintonia progressiva com o projeto "Amor-Ação" em andamento no ano de 2017. Além da apresentação da estrutura do projeto e da identidade visual, a proposta foi enriquecida pela reflexão sobre as relações contemporâneas magistralmente assessorada pelo Prof. Alex Villas Boas, professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia (PPGT) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Um dos diferenciais do EPPEV 2017 constitui no fato de acontecer no ano das comemorações dos 400 anos do Carisma Vicentino, o que motivou ainda mais a busca conjunta pelo aprofundamento do mesmo.

O encontro da PEV é sempre preparado e vivido com um clima de grande interação, leveza e participação, acompanhado de um sincero zelo por uma reflexão construída com qualidade e eficácia pastoral. Entende-se que a dimensão de pastoralidade é constitutiva da proposta educativa, assumida a partir do carisma e, juntamente com os demais elementos da proposta pedagógica, contribui para o desenvolvimento de uma educação integral que tem como referência e centralidade a pessoa humana e todas as relações e experiências que a envolvem. Como escola confessional, essa concepção de pessoa e de processo educativo se estrutura a partir da pessoa e do projeto de Jesus de Nazaré, assumido na lógica do Reino de Deus e do modo singular como Luísa de Marillac e Vicente de Paulo, nossos Fundadores.

Josimar Philippsen

Márcia Alves