Educação Infantil

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         A Educação Infantil, primeira etapa, início e alicerce de todo o processo de Educação Básica, consiste uma passagem na vida criança, com continuidades e descontinuidades, e uma ampliação de seus vínculos afetivos familiares para gradativamente se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.

        Nas Instituições Educativas Vicentinas, a Educação Infantil tem por finalidade a formação e o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual da criança, complementando a ação da família e da comunidade e contribuindo na ampliação de suas experiências e conhecimentos sobre si e do mundo em que vive, bem como de suas aprendizagens sobre socialização, autonomia e comunicação.

        A criança, colocada no centro da ação educativa em todos os seus aspectos, é base para a definição do currículo a partir do sujeito aprendente, observando a originalidade do seu percurso individual e considerando as experiências cotidianas relacionadas às ações pedagógicas estruturadas nos campos de experiências em torno dos eixos das interações e das brincadeiras.

        Condizente a isso, o trabalho pedagógico na Educação Infantil nas Instituições Educativas Vicentinas será pautado na promoção de experiências, proporcionando o bem-estar físico e emocional, o desenvolvimento integral, a manifestação das múltiplas linguagens e a promoção de aprendizagens significativas a todas as crianças. Experiências promotoras de aprendizagens e desenvolvimento, organizadas nos campos de experiências e estruturadas em torno da indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Reafirmamos que as práticas cotidianas devem estar centradas nas experiências, nas interações e na brincadeira para que, por meio delas, as crianças desenvolvam e ampliem suas potencialidades, construindo significados e descobertas.

        Por isso, organizamos nossa Educação Infantil como espaços de acolhimento, com condições que favoreçam o desenvolvimento pleno, num ambiente educativo de qualidade, que contribua significativamente para o avanço das aprendizagens de todas as crianças e para que possam usufruir do direito de aprender e se desenvolverem convivendo, brincando, participando, explorando, expressando, e conhecendo-se em contextos culturalmente significativos para elas.

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